C#: Comentando o código

Muitas vezes é preciso comentar uma linha de código para que o próximo desenvolvedor, ou até mesmo você, sabia exatamente o que está acontecendo e transforma o código em algo mais simples de ler e entender.

O compilador ignora tudo que aparece dentro de um comentário, então nenhuma destas informações afetam o resultado final.

Comentário de uma única linha

Um comentário começa com duas barras (//) e é chamado de Comentário de uma única linha. As barras dizem ao compilador para ignorar tudo o que segue na frente dele, até o fim da linha.

Quando você rodar este código, Olá Mundo irá aparecer na tela. O “//Prints Hello”, que está comentado, não irá aparecer.

Comentário de múltiplas linhas

Comentários as vezes podem requerer múltiplas linhas para explicar o que está acontecendo, e eles começam com /* e terminam com */ no final do bloco de comentário.

Você pode colocar ele na mesma linha ou inserir em uma ou mais linhas abaixo, conforme o exemplo:

Adicionar comentários no seu código é uma boa prática de programação, pois facilita o entendimento do seu código por outras pessoas que vão ler ele.

 

Vítor Norton

I don't dream, I do a lot of things. Sou desenvolvedor Windows e Web, tenho o título de Windows Insider MVP (Anteriormente Microsoft MVP: Windows Experience), tenho uma empresa (Y'APP) e uma startup (M!xer). Sou escritor, programador, artista, mágico e inventor.