C#: Entendendo a variável var

Como já sabemos todas as variáveis precisam de ser definido um tipo antes de ser usada. E o C# possuiu uma função bem bacana: ela permite que o compilador determina o tipo de variável automaticamente baseando-se no código em que ela é usada. A variável var é usada neste cenário.

O código acima faz o compilador determinar o tipo de variável. Já que o valor da variável é um valor double, a variável será declarada como double automaticamente.

Variáveis usando a chave var são chamadas de tipo implícito de variáveis. Isso quer dizer que ela deve conter um valor assim que forem declaradas. Por exemplo, o código abaixo irá causar um erro:

Apesar de ser mais fácil e as vezes conveniente declarar variáveis usando o var, isso pode dificultar a leitura do código. A melhor prática é declarar o tipo da variável explicitamente. Não custa nada, né?

Vítor Norton

I don't dream, I do a lot of things. Sou desenvolvedor Windows e Web, tenho o título de Windows Insider MVP (Anteriormente Microsoft MVP: Windows Experience), tenho uma empresa (Y'APP) e uma startup (M!xer). Sou escritor, programador, artista, mágico e inventor.