C#: o loop for

Durante todos os dias letivos do ano estarei trazendo conteúdo de programação para vocês, nas segundas trarei conteúdo de C#, na terça HTML, na quarta CSS, quinta e sexta JavaScript e SQL respectivamente.

Um repetidor do tipo for executa um bloco de código em um número específico de vezes, e a sintaxe é assim:
for ( inicialização; condição; incremento) {
bloco de código
}

Dentro do for, são divido em três etapas, a inicialização, a condição e o incremento. Na inicialização um contador é definido, e então, na condição é verificado se o contador está dentro da condição para retornar true. Depois da execução do loop, o incremento atualiza o contador.

O bloco de código será executado até que a condição retorne false. Por exemplo:

Neste caso criamos um int no valor de dez e queremos que ele executa o for até que o x seja menor que 5. Sendo que ao final de cada execução é adicionado 1 a mais no x.

O incremento também pode ser utilizado com operadores aritméticos mais complexos e também como decremento, como no exemplo abaixo:

A inicialização e o incremento podem ser deixados de fora, caso não necessários, mas a presença do ponto e vírgula são obrigatórios. Por exemplo:

Tente executar esses códigos e se tiver dúvida só entrar em contato comigo pelas minhas redes sociais.
Gostou do artigo? Deixa seu like e compartilha com os amigos!

Vítor Norton

I don't dream, I do a lot of things. Sou desenvolvedor Windows e Web, tenho o título de Windows Insider MVP (Anteriormente Microsoft MVP: Windows Experience), tenho uma empresa (Y'APP) e uma startup (M!xer). Sou escritor, programador, artista, mágico e inventor.