C#: operadores relacionais

Nós acabamos de aprender mais sobre condicionais, mas ainda falta uma coisinha para ser vista antes de seguirmos para a próxima etapa. Vamos falar sobre operadores relacionais.

Esses operadores são utilizados em condicionais. Eles veem em adição aos operadores: menor que (<); e ao maior que (>), vamos conhecer quatro novos operadores:

  • >= (maior ou igual) é usado para falar que um valor é maior ou igual ao outro, por exemplo, se oito for maior ou igual a quatro (8>=4),  então ele irá retornar o valor true (verdadeiro).
  • <= (menor ou igual) semelhante ao de cima, este retorna se o valor é menor ou igual, por exemplo, se oito for menor ou igual a quatro (8<=4), então ele irá retornar o valor false (falso).
  • == (igual) esse daqui é o igual. Sim, são dois sinais de iguais para dizer que um valor é igual ao outro, no caso na condição (8==4) sabemos que 8 não é igual a 4, logo irá retornar false (falso).
  • != (diferente) este é usado para mostrar quando um valor não é igual ao outro, na condição (8!=4), oito é diferente de 4, então retorna o valor true (verdadeiro).

Vítor Norton

I don't dream, I do a lot of things. Sou desenvolvedor Windows e Web, tenho o título de Windows Insider MVP (Anteriormente Microsoft MVP: Windows Experience), tenho uma empresa (Y'APP) e uma startup (M!xer). Sou escritor, programador, artista, mágico e inventor.