C#: Vamos falar de Switch

Nós acabamos de aprender sobre condicionais, e agora vamos aprender sobre mais um tipo de condicional, o switch. Ele permite que você compare uma variável com uma lista de valores. Cada valor é chamado de case.

É mais ou menos assim, caso a variável numero foi igual a 5, então faça isso, caso seja 3, essa outra coisa aqui. Vamos ver como fica isso no código:

Cada case (caso) representa um valor a ser analisado, seguido de dois pontos e do código a ser executado.

Um switch pode conter quantos cases forem necessários, mas vale lembrar que nenhum case pode ter o mesmo valor.

O default

Nós também temos a possibilidade de usar um valor padrão (default) caso nenhum dos cases tenha sido executado. Basta fazer como no código abaixo:

O break

O papel do break (finalizar) é terminar um escopo do switch. Sem ele a execução continua e passa para o próximo case, mesmo que a variável não seja igual ao case.

Os compiladores modernos de C# não compilam tal código. Todos os cases tem que ter algo para finalizar eles, seja o break ou o return, no qual vamos falar mais para frente.

Vítor Norton

I don't dream, I do a lot of things. Sou desenvolvedor Windows e Web, tenho o título de Windows Insider MVP (Anteriormente Microsoft MVP: Windows Experience), tenho uma empresa (Y'APP) e uma startup (M!xer). Sou escritor, programador, artista, mágico e inventor.