C#: While e do While

Durante todos os dias letivos do ano estarei trazendo conteúdo de programação para vocês, nas segundas trarei conteúdo de C#, na terça HTML, na quarta CSS, quinta e sexta JavaScript e SQL respectivamente.

Hoje vamos falar dos operadores while e do while.

Um loop do while executa um bloco de código repetidamente enquanto a condição for verdadeira. Por exemplo, no seguinte código é escrito os número 1, 2, 3, 4 e 5.

O exemplo acima declara uma variável igual a 1 (int num = 1), então o repetidor while checa se a condiçaõ (num < 6) é verdadeira, nesse caso executa o bloco de código seguinte, que irá somar um número a mais antes da condição ser checada novamente.

Após a 5ª repetição, num é igual a 6, e a condição agora é falsa, e o repetiror irá parar de ser executado.

Os operadores aritméticos compostos podem ser usados para controlar ainda mais o número de vezes que um loop é executado, por exemplo:

Sem uma instrução que eventualmente avalia a condição do loop como false, o repetidor irá continuar infinitamente, o que chamamos de loop infinito.

Um repetidor do while é similar ao while, exceto que o do while é garantido que ele será executado ao menos uma vez. Por exemplo:

Tente executar esses códigos e se tiver dúvida só entrar em contato comigo pelas minhas redes sociais.
Gostou do artigo? Deixa seu like e compartilha com os amigos!

Vítor Norton

I don't dream, I do a lot of things. Sou desenvolvedor Windows e Web, tenho o título de Windows Insider MVP (Anteriormente Microsoft MVP: Windows Experience), tenho uma empresa (Y'APP) e uma startup (M!xer). Sou escritor, programador, artista, mágico e inventor.