CSS: Trabalhando com font-size

Como você já devem ter percebido, todos os dias estou criando conteúdos novos para o blog, e hoje é dia de CSS! Como dito antes, o CSS vive dentro do HTML, então veja a postagem de ontem para aprender mais sobre o HTML.

Hoje vamos ver como que manipulamos o tamanho do texto, ou font-size. Essa propriedade do CSS é responsável por definir o tamanho do texto de uma página. Nela você pode usar palavras-chave como xx-small, small, medium, large, larger, etc… Veja no exemplo abaixo:

Além das palavras-chave, você também pode utilizar valores numéricos em pixel ou ems para manipular o tamanho da fonte. Utilizar pixels (px) é uma boa ideia quando você precisa de precisão e ele te da total controle sobre o tamanho do texto. Eu particularmente prefiro essa medida.

A unidade de medida em é uma outra forma de configurar o tamanho da fonte. Ele permite que os navegadores modifiquem o tamanho do texto. E caso você não coloque nenhum valor, o valor padrão do navegador é de 16px.

Para calcular o tamanho em em, use a seguinte formula: em = pixels/16. Por exemplo:

Ambos os exemplos irão produzir o mesmo resultado no navegador, porque 20/16=1.25em.

Agora é a sua vez de tentar… experimente novos valores e brinque um pouco. Não esqueça de compartilhar e curtir! Até amanhã, com mais um help de JavaScript.

 

 

Vítor Norton

I don't dream, I do a lot of things. Sou desenvolvedor Windows e Web, tenho o título de Windows Insider MVP (Anteriormente Microsoft MVP: Windows Experience), tenho uma empresa (Y'APP) e uma startup (M!xer). Sou escritor, programador, artista, mágico e inventor.