HTML: Aprendendo a usar tabelas

Durante todos os dias úteis do ano estarei trazendo conteúdo de programação para vocês, nas segundas trarei conteúdo de C#, na terça HTML, na quarta CSS, quinta e sexta JavaScript e SQL respectivamente.

Hoje vamos aprender a criar tabelas com HTML. Elas são definidas pela tag <table>, e em seguida divididas em linhas pela tag <tr>, e as linhas são divididas em colunas da tabela (dados da tabela) com a tag <td>.

Aqui está um exemplo de uma tabela com uma linha e três colunas:

As tags de dados da tablea <td> atuam como contêineres de dados dentro da tabela, eles podem conter todos os tipos de elementos HTML, como texto, imagens, listas, outras tabelas e assim por diante.

Os atributos border e colspan

Uma borda pode ser adicionada usando o atributo border: <table border="1">. Além disso, uma célula da tabela pode abranger duas ou mais colunas, como no exemplo abaixo:

No exemplo acima podemos ver o colspan em ação, você pode ver que a célula contendo “Laranja” abrange duas células. Para tornar um intervalo de células mais de uma linha, use o atributo rowspan.

Os atributos aling e bgcolor

Para alterar a posição da tabela, use o atributo aling dentro da tag da tabela <table aling="center">. E para especificar uma cor de fundo vermelha para uma linha da tabela, basta utilizar o atributo bgcolor, como no exemplo abaixo:

No caso de elementos de estilo, CSS é mais eficaz do que HTML. E amanhã vou falar um pouco mais de CSS, fique atento.

Você deve ter reparado que não há nenhuma imagem na postagem, então, é para que você experimente! Não há erros!

Tente executar esses códigos e se tiver dúvida só entrar em contato comigo pelas minhas redes sociais.
Gostou do artigo? Deixa seu like e compartilha com os amigos!

Vítor Norton

I don't dream, I do a lot of things. Sou desenvolvedor Windows e Web, tenho o título de Windows Insider MVP (Anteriormente Microsoft MVP: Windows Experience), tenho uma empresa (Y'APP) e uma startup (M!xer). Sou escritor, programador, artista, mágico e inventor.