O Insight que uma pichação me deu

Hoje eu vi uma pichação, enquanto estava no ônibus que me chamou a atenção: “Jamais perca o seu equilíbrio”.

Equilíbrio é a palavra-chave. O perfeito equilíbrio entre ansiedade e depressão faz com que você emane energias positivas e que você viva o momento a cada segundo. O momento. O aqui, o agora, sem se importar com o amanhã e desistir do passado. Bem aqui, e agora, é onde você está. Equilíbrio.

Entenda ansiedade como a projeção para o futuro. Eu sou naturalmente uma pessoa ansiosa [e energético], constantemente vivo me perdendo no presente pensando no futuro e deixando de viver o presente (que uma vez foi o futuro que eu desejava).

É bem assim, se eu vou viajar hoje fico o dia pensando no avião, em como vai ser divertida a minha viagem de avião. Uma vez no aeroporto, penso no hotel. Em quão deliciosa é a cama do hotel. E uma vez no hotel, penso em no evento. Viu? Círculo vicioso.

E por mais ansioso que eu seja, constantemente estou em um momento de depressão. Não depressão daquela cujo você está pensando, mas a depressão que causa a depressão. A depressão que significa viver o passado. Constantemente dramatizo o meu passado.

E como tirar proveito disso melhor? Bom, se no momento eu estou ansioso, tento planejar tudo. O táxi que eu vou pegar, o custo que eu vou ter com a viagem, tudo. Se estou em um momento de depressão eu procuro os meus erros, para assim poder corrigi-los na próxima vez. Ou procuro insights, como este que você lê.

A chave é o equilíbrio, o presente. É pensar em publicar este artigo e na repercussão que ele terá, e lembrar de quando vi a pichação, e escrever este artigo, tudo isso ao mesmo tempo. É quântica. É fabuloso. É o equilíbrio. E olha, o equilíbrio é a chave para a felicidade.

Vítor Norton

I don't dream, I do a lot of things. Sou desenvolvedor Windows e Web, tenho o título de Windows Insider MVP (Anteriormente Microsoft MVP: Windows Experience), tenho uma empresa (Y'APP) e uma startup (M!xer). Sou escritor, programador, artista, mágico e inventor.