Windows Insider: Build 14926 liberada

build-14926Depois de bastante tempo sem novas builds, agora chegou uma linda e maravilhosa. A demora para o lançamento da build se deu porque o time do Windows Insider estava atualizando o sistema deles, que eles usam para lançar novas builds.

Então vamos falar das novidades desta build!

Microsoft Rewards

Agora tem mais formas de ser recompensando pela Microsoft (isso mesmo que você leu). Depois de ter nome do serviço alterado, de Bing Rewards para Microsoft Rewares, parece que ele estará integrado ao sistema, nas pesquisas da cortana, pesquisando na loja do Windows e navegando por sites no Edge.

Snooze no Edge

Este tópico foi bem falado nos últimos dias, e não é tão novidade assim. Esta função permite agora colocar um lembrete na Cortana no site em que você está visualizando. Assim não precisamos mais ficar com a aba aberta até completarmos o que queremos fazer, bastando somente colocar a Cortana para nos lembrar.

Página de configurações do WiFi (Mobile)

Também não é muita novidade isso, visto que vazou algumas imagens dessa tela no Twitter. E como parte de unificar a experiência através dos dispositivos, agora a página de configurações de WiFi é a mesma que está no PC. Vale lembrar que a nova página não está completa, ainda, já que o pessoal de Redmond está portando as funcionalidades ainda. Por isso eles adicionaram mais uma opção no painel de configurações, o Wi-Fi (legacy) que permite acessar essas funções perdidas. Em adição a isso, agora é possível conectar com WPS no celular.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Melhorada a experiencia de atualização do PC

Um dos feedbacks mais comuns que a Microsoft ouviu era que, ao reinstalar uma versão do Windows depois de cada atualização o Windows irá checar se o aplicativo foi desinstalado e irá preservar o estado uma vez que a atualização estiver completa. Isso significa que se você desinstalar um aplicativo incluído no Windows 10, como o Mail ou o Mapas, ele não será reinstalado depois que você atualizar para uma versão mais nova.

Fazendo o login via PIN mais fácil

Já tentou inserir um PIN e depois descobrir que os números que você está digitando estão na verdade com Num Lock? Agora isso não irá acontecer mais (aleluia). Com essa build, independente se você estiver com o Num Lock ativado ou desativado, números serão digitados enquanto você foi logar.

Outras melhorias no PC

  • Consertado o problema que fazia o Adobe Acrobat Reader fechar inesperadamente quando você tenta abrir ele.
  • Consertado o erro que fazia o aplicativo de Configurações de fechar inesperadamente quando navegando para Configurações > Personalização.
  • Consertado o erro onde os ícones e textos do Windows não estavam renderizados corretamente em alguns dispositivos com Intel Atom (Clovertrail).
  • Foi melhorado a escala para jogos de tela inteira quando o formato da tela não é a mesma que o display nativo.
  • Consertado o bug onde uma tela azul de morte aparecia para usuários que plugavam um Kindle.
  • Nesta build terá melhoras na performance de sites com as alterações para um grande número de elementos HTML de texto, contendo um melhor desempenho no corretor ortográfico.
  • Abordamos a maior causa de problemas de contabilidade no Microsoft Edge. Isso deve melhorar a confiabilidade em grandes sites como Facebook e Outlook.com.
  • Consertado o problema onde o ícone do Wifi na barra de tarefas apresentava sinal cheio enquanto na verdade estava com sinal baixo.
  • Consertado o problema que impedia o Surface Pro 1, Surface Pro 2 de se conctar na internet.
  • Consertado o problema em que o “Abrir com o prompt de comando”, no menu de contexto, abria o seu valor padrão ao invés do diretório.
  • Consertado um problema que fazia a barra de tarefas não se auto-esconder quando utilizando uma janela de tela cheia.

Outras melhorias no Mobile

  • Consertado problemas escalonamento em dispositivos como o Lumia 635, 63 e 638.
  • Consertado um problema onde o som resultante do pressionando de teclas, do bloqueio e desbloqueio estavam sendo quase inaudiveis quando o telefone estaria usando um volume moderado.
  • Consertado o problema onde, se o Quiet Hours estivese ativo, banners de notificações poderiam não aparecer até que o centro de ações fosse aberto ou uma notificação interativa aparece.
  • Consertado o problema onde a Cortana iria fechar inesperadamente quando abri-se a página de Lembretes.
  • Corrigido um problema que resulta na miniatura de vídeos, no formato retrato, sendo exibidos com uma relação de aspecto incorreta no aplicativo Photos ao deslocar através do Rolo da Câmera.

Problemas conhecidos

Há alguns problemas conhecidos nessa build, como por exemplo, a Central de ações não irá fechar ao deslizar para cima, o telefone não se conectará a um ponto de mobile hotspot depois da primeira vez (até que seja reiniciado), e o aplicativo da calculadora pode ser necessária uma reinstalação para poder funcionar. Estas são os principais problemas conhecidos, para a lista completa vá no blog onde foi anunciada o lançamento desta build.

 

Vítor Norton

I don't dream, I do a lot of things. Sou desenvolvedor Windows e Web, tenho o título de Windows Insider MVP (Anteriormente Microsoft MVP: Windows Experience), tenho uma empresa (Y'APP) e uma startup (M!xer). Sou escritor, programador, artista, mágico e inventor.