Windows Insider: Build 14942 liberada

[notranslate]Depois de muita [/notranslate]espera a Microsoft lançou mais uma versão do Windows para quem está no programa Windows Insider, desta vez é a 14942 que está disponível somente para PC no modo rápido. Confira as novidades

Esconda a lista de aplicativos do menu iniciar

Agora é possível esconder a lista de aplicativos do menu iniciar, e esta tem sido o feedback mais pedido. Esta configuração está em: Configurações -> Personalização -> Esconder lista de aplicativos do menu iniciar.

hide-app-list.png

Aplicativo de fotos

O aplicativo de fotos foi atualizado no PC com algumas melhoras na interface e nas animações. Está bem mais fácil de navegar por ele. Algumas destas mudanças são:

  • Agora ao invés de um menu hamburger (que sempre me deixava com fome), está uma linha horizontal no top.
  • O tão esperado tema claro para o aplicativo de fotos chegou!
  • Quando visualizando uma foto em tela cheia, foi adicionada novas animações, fazendo ficar mais fácil entender a navegabilidade.

Além disso o aplicativo de fotos agora está disponível no Xbox One, ou seja, você pode deixar as suas fotos passando na TV da sala e espantar todo mundo de lá!

Refinado a precisão do touchpad

Baseado no feedback, foram feitas alguns ajustes na detecção de cliques e de gestos em touchpads. Isso inclui melhorar a detecção de cliques direito e esquerdo, fazendo um toque de dois dedos ou um clique um pouco mais fáceis, reduzindo falsos positivos e melhorando o pinch-to-zoom.

Melhorando o upgrade do PC

Depois de atualizar par aa versão 14942, se um profissional de TI tiver desabilitado um aplicativo da sua imagem do sistema (e você não tiver reinstalado), esse status ira se manter depois da atualização.

Novo ícone do Windows Update

O Windows Update ganhou um novo ícone. Algo tão sutíl e tão bonito. Na minha mais sincera opinião, os designers não tinham nada pra fazer e resolveram fazer este novo ícone. Ficou até legalzinho, mas não vejo muita necessidade. Segundo a Dona Sarkar, é para manter a consistencia da iconografica do Windows 10.

new_windowsupdate_icon_black

Hospedeiros de serviços agora são separados em processos em PCs com mais de 3.5gb de RAM

Como o número de serviços preinstalados crescento, eles começam a se agrupar em processos conhecidos como “service hosts” (svchost.ext), isto desde o Windows 2000. Por causa do aumento gigantesco de memoria disponível através dos últimos 16 anos (antes estavamos falando de 256MB ou até 60MB), a vantagem da economia de memória destes serviços diminuiu. Agora, desagrupando estes serviços irá nos permitir:

  1. Aumentar a confiabilidade: Quando um hospedeiro de serviço falhar, todos os serviços do mesmo hospedeiro falham. Em outras palavras, o processo de hospedagem de serviço é encerrada por terminação de todos os serviços em execução dentro desse processo. Ações de “falha de serviço” individuais são em seguida executados. Como você deve ter notado no Gerenciador de tarefas antes, hospedeiros de serviço podem conter uma série de serviços.
    services_1
  2. Aumentar a transparência: O gerenciador de tarefas agora irá mostrar uma melhor visão do que está acontecendo atrás das cenas. Você vai poder ver o quanto de CPU, Disco, Rede e memória cada serviço individual está consumindo.
    services_2
  3. Reduzir custos de manutenção: Com novos relatos de instabilidade, serviços de engenheiros, administradores de TI e funcionários da Microsfot podem corrigir problemas com maior precisão mais rapidamente.
  4. Melhorar a segurança.

Aumentando “Horas ativas”

Configurando as horas ativas você impede o Windows Update de atualizar o computador na hora em que você está trabalhando, e muitas pessoas reclamaram que era possível somente colocar um espaço de 12 horas, então eles mudaram para 18 horas. Ou seja, se você colocasse que começasse o seu trabalho as 6 horas da manhã, antes o espaço de horas ativas iria até as 18 horas, e agora pode ir até a meia noite. Outras melhoras para PC

active-hours-change

Melhorias no PC

  • O Narrador agora pode navegar for formulários através de comandos do teclado. Houve diversas outras alterações no Narrador.
  • Corrigido o problema que fazia o sfc /scannow parar em 20%.
  • Corrigido o problema que fazia com que as notificações de aplicativos (em certas áreas) não fizessem nada quando clicadas, ao invés de abrir o aplicativo.
  • Corrigido o problema que fazia o serviço do Windows Defender Antimalware ocupar boa parte do CPU (pra não dizer toda).
  • Corrigido o problema que fazia com que a página Dispositivos e Impressoras do painel de controle carregasse lentamente para alguns usuários.
  • A partir da Build 14942 o nome das impressoras (caso customizadas) serão mantidas após uma atualização.

Problemas conhecidos

Não há nenhum problema conhecido que vá afetar a vida dos Insideres, exceto para quem é desenvolvedor web, pois o serviço IIS World Wide Web Publishing Service (W3Svc) não irá iniciar. Porém há uma forma de corrigir isso:

No prompt de comando, modo administrador, entre os seguintes comandos

REG ADD HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\W3SVC /v SvcHostSplitDisable /t REG_DWORD /d 1 /f
REG ADD HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\WAS /v SvcHostSplitDisable /t REG_DWORD /d 1 /f

Reinicie o PC

É isso pessoal! Como apontado lá no meu Twitter, iria sim vir bastante novidades nesta build, mas nenhuma gigantesca que irá fazer a cabeça da gente explodir.

Até a próxima build!

P.S.: O blog está em manutenção, então peço desculpas caso você não esteja conseguindo ler este post na melhor experiência possível.

Vítor Norton

I don't dream, I do a lot of things. Sou desenvolvedor Windows e Web, tenho o título de Windows Insider MVP (Anteriormente Microsoft MVP: Windows Experience), tenho uma empresa (Y'APP) e uma startup (M!xer). Sou escritor, programador, artista, mágico e inventor.